sábado, janeiro 20, 2007

DICA DE CD – JANEIRO - BUENA VISTA SOCIAL CLUB


Hoje finalmente consegui me sentar, pois apesar de ser férias a única coisa que não fiz ainda foi parar. Agora que estou aqui vou dar duma vez a dica do mês de janeiro.
O CD é muito bom!
O CD que indico é o Buena Vista Social Club (World Circuit/Nonesuch). Cd lançado em 1996, mas que chegou às minhas mãos somente agora e através da minha dinda (sempre ela!). Ela costumava me dizer que ninguém gostava dos seus boleros cubanos, daí tomada por curiosidade decidi levar pra casa o CD. Não me arrependo!
O Buena Vista foi produzido por Ry Cooder que fez um trabalho maravilhoso ao reunir grandes nomes da música cubana dos anos 50 como Eliades Ochoa, Compay Segundo, Ibrahim Ferrer entre outros para juntos fazerem esse trabalho que tem ritmo, que tem Cuba correndo nas veias. Inclusive o nome do CD é uma homenagem a um antigo clube onde esses mesmos cantores, daí individualmente, se apresentavam.
Juro que nesse CD eu ouvi os ancestrais do Orishas, som que também aprecio, mas apensar de seguirem gêneros diferentes ambos tem uma coisa em comum, fazem com que eu me sinta em Cuba. Nas ruas, nos bailes, bares, nos becos mais ordinários, com o gingado e a malícia de um povo que apensar de ser ‘único’ (politicamente) é universal pela música de qualidade que me contagia de mais.
Não tenho palavras pra expressar o quanto o CD me agradou.
É brega? Sim.
Traz de volta o passado? Traz.
Tem qualidade? Muita.
Tanto o caso é sério que não consigo parar de ouvi-lo, as letras, as vozes, vozes fortes, o ritmo bom, sensual, romântico, boleros, influências de jazz, blues.. MARAVILHOSO!

**Melhores músicas: Chan Chan, Dos Gardenias, Veinte Años e El Carretero