segunda-feira, abril 19, 2010

Uma rapidinha (quase que literal) - Quadrinhos Eróticos de Milo Manara


Sempre consumi quadrinhos, pois gosto muito dessa alternativa à literatura tradicional.
Claro que não estou falando de quadrinhos infantis, pois temos ainda a mania de estigmatizar HQs ao estilo Turma da Mônica (que inclusive adolesceu nos últimos tempos..).
Me refiro a quadrinhos adultos, os graphic novels, a evolução natural aos enredos mais complexos e do próprio formato, que nessa caso é diferenciado - livros, muitas vezes de capa dura ou mesmo revistas com grande número de páginas. Nomes que são exemplos das GN: os grandes mestres Neil Gaiman (Sandaman - primeiro autor a trazer referências à mitologia e a psicologia aos HQs), Frak Miller (300 de Esparta) e Alan Moore (V de Vingança e Watchman) .

No caso das GN sabemos que todo o processo de produção é pensando, o roteiro é extremamente elaborado, e possui exatamente o mesmo peso que a arte em sim, a grafia e etc.
Confesso que minha proximidade começou com os mangás, quadrinhos japoneses (gêneros shoujo e shonen), aos 17 anos, e daí para frente me afundei mais ainda, pois tenho coleções inteiras!

Por saber desta minha paixão por quadrinhos, meu amigo Léo me deu de presente a história "Encontro Fatal" de Milo Manara, um dos maiores referências em HQs. Capa dura, edição de colecionador mesmo, vide foto do post.
Milo é italiano, natural de Luson, nascido em 1945.

Um dos lugares que tem a produção mais requintada em se tratando de HQs, a Itália de Manara tem outros nomes de tradição como de Gianluigi Bonelli (Tex) e Hugo Pratt (Corto Maltese).

Manara trata de temas como bondage (tipo específico de fetiche, geralmente relacionado ao sadomasoquismo), sadismo, voyeurismo, coisas sobrenaturais, e a tensão sexual sob diversos aspectos da/na sociedade.
Claro que Milo não trabalhou só com isso, mas minhas histórias preferidas, são as que contém justamente essa vertente erótica fantástica, sendo essa característica que o transformou numa referencia mundial nesse gênero.
Segundo conhecedores: "Os quadrinhos de Manara geralmente giram em torno de mulheres elegantes, bonitas, expostas a cenários e enredos eróticos improváveis e fantásticos."
E realmente, É SEN-SA-CI-O-NAL!

Lembro de ter lido numa revista Aplauso de 2008 uma reportagem sobre a ascensão dos quadrinhos, visto que a complexidade das histórias vai muito além de herói, vilão e donzela em perigo. Nela dizia que nunca HQs foram tão consumidos como nos dois últimos anos. Bom para nós! ^^

Informação de utilidade pública: Todo primeiro sábado do mês rola no Mercado Público uma "feira" de gibis, eu já fui e comprei um Tex!..ehehehehe!
Descobri outros dois lugares em Porto Alegre que enriquecem o mercado dos HQs, a Tutatis Revistaria (Av. Assis Brasil) e o Gibi Bar (Bom Fim - www.gibibar.blogspot.com) que une gibis e gastronomia!

Pretendo ir logo no Gibi Bar, pois não teria coisa mais linda juntar Manara, vinho e pratos italianos!!

1 Comments:

At 19/4/10 11:18 PM, Anonymous Leo Ongaratto said...

Pelo visto já terminaste a leitura. Quando o HQ chegou aqui em casa não me contive. Dei uma lida para não boiar caso quisesse conversar sobre. Só posso dizer que eu ria quando chegava às 18h da trama. A mulher, pelo visto, carregava uma antena sem saber.

Lendo teu post fiquei feliz ao saber da criatividade sobre o Gibi Bar. Entrei no blog e, como comunicador, lamentei a falta de exploração do tema. Tu me entende. Eles têm uma temática vasta para explorar e um blog para melhorar.

 

Postar um comentário

<< Home