quarta-feira, julho 05, 2006

Máscara


Taí uma coisa complicada!
A tão conhecida máscara!
Para as pessoas que nunca ouviram esse termo no sentido a que me refiro, palma, palma, ñ criemos em cânico!
Máscara segundo o dicionário Luft é: 1. rosto artificial e grotesco, usado nos teatros antigos. 2. Qualquer disfarce no rosto; Mascarado: 1.Disfarçado com máscara. 2.fingido, hipócrita. 3.Individuo que se mascarou. Acrescento mais, pessoa falsa, cínica, traiçoeira, maldosa.
Lidar com esse tipo de pessoa que na tua frente é uma coisa e nas tuas costas outra, é muito complicado. O mais alarmante, existem em todos os cantos do mundo, falam diversas línguas principalmente as línguas de trapo e bifurcadas.
Todos gostamos de soltar um veneninho de vez enquando (quem disser que ñ, mente da forma mais descarada), mas essas pessoas mascaradas parecem sentir prazer, falam sempre, ninguém escapa, nem a mãe. Na escola, na faculdade, no trabalho, em lugares que exige uma convivência esse tipo de pessoa aparece, na tentativa de se tornar a atração e se por acaso tem alguém que brilhe mais, essa pessoa será o novo cretino ou a vagabunda do local. Eles falam mal gratuitamente, na maioria das vezes sem motivos, e tem o dom de transformar coisas simples em mega acontecimento.
Acho que máscara é um dos sentimentos mais pobres que conheço, porque ele surge da insegurança, da inveja, da cobiça, da carência, da disputa (obsessão em ser sempre o(a) melhor), de querer o que é do outro, querer ser o outro. Triste esse tipo de gente. Não sei se isso se pode controlar (sentimento), ou se a pessoa sente simplesmente, gostaria de saber, mas acho que com cada pessoa acontece de um jeito.
Também não sei se tem alguma receita para lidar com esse tipo de gente, ou com esse tipo de situação, porque lidar com sentimentos geralmente é muito difícil, mas é muito ruim ver que algumas pessoas ñ têm mais o que fazer, ou tem uma vida tão triste (lê-se medíocre) que se divertem com isso, o que acaba por prejudicar os outros.
Acredito que seja uma questão de consciência, a pessoa que age assim pensar, repensar, se perguntar... ‘Porque faço isso?’, ‘o que aquela pessoa fez pra mim?’, ‘o que ela tem de bom nela que eu possa mudar em mim pra me tornar uma pessoa melhor?’.... Pensar assim faz toda a diferença..