Uma verdade que não é inconveniente e sim apenas uma verdade
Ontem assisti o documentario do All Gore, Uma Verdade Incoveniente.Tenho a dizer que o documentário é ótimo, tem doses perfeitas de informação, crítica aos governos, em especial o dos EUA, sentimento, drama, realidade.
Uma realidade que me surpreendeu, e com essa surpresa descobrir um grande homem que tem como ambição conscientizar.
Depois do drama pessoal com seu filho, All Gore começou a rever algum de seus conceitos e decidiu que sua vida era muito mais do que vinha fazendo. Decidiu estudar mais ainda sobre um assunto que já conhecia a fundo que é a questão do meio ambiente.
Queria aproveitar e ressaltar aqui, um coisa que All Gore disse, sobre seus professores da faculdade, que houveram dois que ajudaram ele a se tornar o homem que ele é hoje. Acho que poucas pessoas podem dizer isso, que um professor de fato mudou suas vidas, pelo menos eu posso dizer que ainda não encotrei 'aquele' mestre, gostaria muito.
Mas voltando ao documentario; All Gore realmente toca na ferida, fala a verdade, mas não por falar, por promoção ou por sensacionalismos, fala porque sabe, fala porque se preocupa, fala porque acredita naquilo e fala principalmente porque sabe das futuras consequências.
Não foi um documentário feito a moda caralho, foi um documentário feito por uma pessoa que viajou o mundo todo e viu com seus olhos o que estava(está) acontecendo e ficou tão atônito que decidiu fazer alguma coisa.
Ta aí, alguém que decidiu fazer alguma coisa, pelo menos falar alguma coisa, atirar a merda no ventilador sem frescuras. Mostrando o rosto, mostrando os rostos.
Sabe o que mais me deixou inquieta ao assistir a Verdade, foi não saber por onde começar, o que fazer diante de tanta informação e uma realidade que sinto a cada calor de 38ºC em Porto Alegre.
Não assistam o documentário apenas porque o meio ambiente é o assunto em voga no momento ou porque ele ganhou o Oscar de melhor documentário e melhor canção original, mas sim porque ele traz informações valiosas e nos faz reavaliar pensamentos, atitudes, políticas e governos.
Foda vai ser a gente mudar o pensamento que mais é predominante. Peter Singer em seu livro Ética Prática diz que desde o começo o homem sempre acreditou que a natureza existe exclusivamente para servi-lo, isso está escrito inclusive na Bíblia. Na verdade ele não tinha noção do que se tornaria o mundo e que o avanço tecnológico desenfreado seria um dos fatores do efeito estufa, mas agora a nossa realidade é: nós incondicionalmente, urgentemente, indipensavelmente devemos servir a ela, a natureza, ao planeta.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home