Perfil


Acontecimentos recentes me fizeram refletir sobre essa palavra e alguns dos seus significados. Não vou me referir aqui ao sentido denotativo, mas sim ao significado conotativo, que costumamos dar as palavras que ñ seja o tradicional, o correto, que esteja no amança burro.
O que seria perfil? Acredito eu, em minha limitada concepção, que seja um conjuto de características, que sejam necessárias ou que se adequem a uma determinada situação, no meu caso a uma posição.
O que seria ter ou não prefil? Bom, ter perfil é possuir essas caraceteristicas. Não ter essas características implica em ñ possuir esse perfil... lógico, se ñ fosse totalmente subjetivo!
Repito a pergunta de forma mais contundente: O que é exatamente o perfil?
é ser competente, é ter espírito de equipe, é sentir prazer no que faz, é ser inteligente, é ser bonito(a), ser sagaz, metido(a), ambicioso(a), prestativo(a), aprender com os erros e mais que isso ter humildade de reconhecê-los,ser obediente, ser questionador(a), ser inquieto(a), saber argumentar (etc... com muitas reticências)?!
Queria poder entender o que faz uma pessoa deixar de ter perfil para alguma coisa, ou o que faz essa pessoa ter esse perfil para fazer determinada coisa...
Será que são as mudanças, será que são as pessoas, será que são as pessoas mudando?
Será a evolução pessoal, será o desejo de superação, será o repúdio a monotonia?..
Para mim ainda paira uma névou sobre esse assunto, pois queria saber os critérios que levam ao perfil, a essa criação, as expectativas, a essas características, as atitudes, ou a falta dela...Queria que o perfil fosse desenhado e delimitado pela razão, pelos fatos, pelos resultados, e ñ por suposições e ñ por sentimentos, pois estes são subjetivos,ou ao menos que houvesse um equilibro entre razão e sentimento (porque nada em demasia nessa vida e bom).
Sem recentimentos, pois as vezes você é ou ñ é o perfil.
Será então que o perfil é subjetividade?..Sinônimos?
Será que María Montez com esse belo perfil, realmente tinha as características para ser uma estrela de Hollywood? Alguém com certeza achava, se ñ ñ teria feito filmes.
Será que Sara Sánchez ao debruçar-se sobre a tela e com a tinta nas mãos pensou na personificação do perfil de forma objeitva, denotativa, conotativa ou subjetiva?...
Ilustrações:
-Tela em óleo de Sara Sánchez; estudou arte na escola de Artes Plásticas e Desenhos de Valladolid, Espanha. Técnica Superior em Ilustração.
-Foto de María Montez, pseudonimo de María Antonia Africa Gracia Vidal di Sacro Silas de Barahona, Republica Dominicana; foi uma famosa atriz de Hollywood na década de 40.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home