terça-feira, julho 11, 2006

Gatos em nossas vidas ( o milagre da vida )!


A mais ou menos um mês, mês e meio, uma gata deu cria no forro da minha casa.
Passamos todo esse tempo eu e minha mãe pensando que era todo o tipo de coisas, morcegos, ratos, alma penada, até mesmo gatos, mas jamais imaginávamos que era uma gata-mãe, até que um belo dia ela saiu com os três filhotes do forro pra cima do telhado pra pegar um sol. Semanas depois já estavam no pátio brincando no canteiro e subindo na mini pitangueira da minha mãe. Tudo correndo como se os gatos já vivessem na casa há anos, como se fossem da família.
Na realidade até hoje ñ entendi como os gatos vieram parar na minha vida e da minha mãe, mas aqui então. Na realidade acredito que esse seja o verdadeiro milagre da vida (as situações acontecerem e se desfazerem, as pessoas irem e virem, a felicidade em pequenas coisas).
As coisas estragam, as árvores, flores, animais racionais e irracionais nascem e morrem; poucas mortes me lembro, meu avô (parte mãe) e minha avó (parte pai) marcaram minha infância; nascimentos poucos presenciei, a ñ ser o do meu afilhado (pois estava no hospital) e hoje eu vejo os gatinhos lindos no meu pátio, brincando uns com os outros de morder!
Nunca fui muito de gatos, sempre tive cachorros (o Júnior, a Rosinha), mas de gato sou “tia” (sim a mãe deles é minha mãe) de primeira viagem, e digo que estou curtindo.
A família completa é (era) a gata e mais três gatinhos, dois malhadinhos e um alemão.
Mas para nossa felicidade/infelicidade são (eram) todos machos, o que nos fez pensar que sorte/azar. Coloco o verbo no passado entre parentes porque minha mãe já deu dois gatinhos, restando apenas à mãe deles e o que pelo visto se tornou o nosso, chamado Jaguatirica.
Falo dessa história ñ porque quero comover (eu se lesse me comoveria, baita manteiga derretida), mas sim porque fico espantada como as coisas funcionam, como no caso das quatro estações, do funcionamento do nosso corpo, o curso dos lagos, o sistema solar, uma gestação, sentimentos puros de amor e de amizade, tudo parece andar em perfeita harmonia nesse mundo e quem ñ acredita nisso me desculpe, tem uma mente muito limitada. Quando digo em perfeita harmonia ñ me refiro aos fatos (justiças e injustiças), e sim em como as coisas funcionam.
Como já dizia Shakespeare em sua obra Hamlet, existe muito mais entre o céu e a terra do que supõe (ou sonha, ñ me recordo) nossa vã filosofia. Claro que às vezes é difícil de acreditar nisso, é só olhar pro lado (a miséria, a desigualdade, a maldade, o egoísmo), que se torna quase impossível acreditar que nos dias de hoje uma gata de rua dê cria no forro da uma casa abençoando a vida dos morados com a alegria e a esperança que só o nascimento proporciona. Poético?...Tocante?..Como ñ haveria de ser?
As coisas nem sempre saem como nós gostaríamos, nem sempre aquele emprego vem, nem sempre o cara que a gente gosta, gosta da gente, às vezes gostamos de quem ñ podemos gostar, nem sempre agimos certo, a casa onde vivemos ñ é a que gostaríamos, às vezes o problema é com a família que ñ podemos escolher, a saúde que ñ está 100%, quando sentimos solidão, ou quando ñ estamos felizes com o namorado ou marido...eu poderia listar muitas coisas, mas nós, seres humanos(pobres que somos), estamos acostumados a sempre dizer que ñ temos o que queremos, que ñ conseguimos nada, esquecendo de olhar e valorizar o que temos e o que já conseguimos. Como diria o alcoólatra Zeca Pagodinho “Não tem coisa mais feia do que gente que vive chorando de barriga cheia”.
Olhando pela janela da sala o Jaguatirica brincando com as folhas da pitangueira, penso que sou muito feliz por ter três milagres em minha vida...a minha mãe, o nascimento desse gatinho que veio a aumentar minha família, e o simples fato de viver!
E quem duvida do milagre da vida?!..

1 Comments:

At 14/7/06 4:50 PM, Anonymous Anônimo said...

Nossa...
Sem palavras...
Estava mesmo muito inspirada quando escreveu esse texto!
Sou amante, adoradora dos gatos... minha vida inteira, desde pequena, esses seres iluminados fizeram e fazem parte da minha vida.
Gatos são incríveis!
E são canalizadores de energias! Sentem tudo, antes mesmo da gente... É o milagre da vida mesmo !
Eu fico muito comovida com o que vc escreveu, pq uma gata dando cria em um telhado/forro, na maior parte das vezes, é a pior coisa que pode acontecer...
As pessoas escurraçam os pobres bichinhos...
Maltratam, sendo que não fizeram nada ... apenas existem...
Sou a favor da castração. Sim, muita gente não é, fala que é contra a natureza.
Mas assim, a população dos gatinhos de rua e cachorros, cresce a cada dia e sabe o que acontece?
A prefeitura e o centro de zoonozes da agronomia recolhem os bichinhos... eles deixam por no máximo 2 meses lá no centro, até que alguém tenha a boa alma de adotá-los... são muitos bichinhos que estão lá, desde filhotes a adultos.
Quando se passam esses 2 meses (não sei ao certo o tempo), eles são sacrificados...
Sim, triste realidade.
Por isso, sou adepta da frase: "Matança não, castração é a solução". Esta frase até foi o grito de guerra de muitas pessoas que fizeram há uns 2 anos atrás um protesto em frente a prefeitura.
Resumindo, se castrarmos as gatinhas e os gatinhos, iremos diminuir o número de mortes posteriores...
Miga, é triste, mas entre no site
www.bichoderua.com.br
Beijossssssssssss
PS: desculpa o texto grande

 

Postar um comentário

<< Home